Aqui pode conhecer o nosso guia de boas práticas "Estratégias e Práticas Eficazes de Intervenção - Impacto Comunitário de um projeto de Solidariedade".
Impacto Comunitário de um Projeto de Solidariedade - Online
Mais sobre o projeto:
Projeto 3D – Do Plano à Criação, 3 Dimensões de Inspiração – Arte, Cultura e Desporto foi um Projeto de Solidariedade do Programa do Corpo Europeu de Solidariedade, cofinanciado pela União Europeia, implementado por 5 voluntárias e coordenado pela SocioHabitaFunchal.
Realizado entre março de 2024 e março de 2025, este projeto decorreu nos equipamentos sociais e com utentes da SocioHabitaFunchal, tendo organizado diversas atividades de inclusão social, relevantes para a aquisição de competências profissionais e socioemocionais das voluntárias, bem como para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos e das participantes.
Promovemos o acesso ao desporto, à cultura e às artes através da dinamização de atividades desportivas, oficinas de teatro, aulas de dança, workshops de artes plásticas, visitas culturais e idas ao teatro.
Com o desafio de promover uma maior democratização no acesso às artes, potenciámos a criatividade dos e das participantes para que fossem criadores de arte, além de expectadores, incutindo uma maior valorização cultural, pessoal e social. Isto permitiu-nos — a nós e aos participantes — intervir mais e melhor na capacitação e empoderamento das comunidades locais.
Promovemos a prática desportiva com atividades intergeracionais e outras adaptadas a diferentes faixas etárias, normalmente inacessíveis ao nosso público-alvo devido a baixos rendimentos e, nalguns casos, isolamento social.
Numa perspetiva de melhoria contínua da intervenção social, modernizámos equipamentos, promovendo o acesso igualitário ao desporto, arte e cultura. Reabilitámos um espaço comunitário com a colocação de uma porta divisória no Atelier da Quinta Falcão, criando dois espaços independentes para atividades simultâneas. Adquirimos também um espelho de parede para o CAPIS, facilitando aulas de dança, teatro e outras.
Foram adquiridos materiais desportivos anteriormente inexistentes na empresa, como pranchas de paddle, pranchas de bodyboard, equipamento de snorkeling, coletes salva-vidas, raquetes de padel e bolas, bicicletas de vários tamanhos e um trampolim — alargando assim as modalidades desportivas disponíveis.
Realizámos dois grandes eventos: um Multidesportivo, que envolveu cerca de 300 crianças, nos dias 7 e 8 de agosto, e um Festival Artístico-Cultural no dia 6 de setembro, que contou com atuações de grupos artísticos criados durante os ATl´s de Verão da SocioHabitaFunchal e com o grupo de séniores do campo de Férias Sénior Vital(Idade), tornando este um festival intergeracional. Com várias bancas de associações e artesões convidados foi possível a participação ativa na criação de arte por parte de convidados e transeuntes, num evento aberto ao público.
Com estas aquisições e atividades, apoiámos e incentivámos a modernização dos equipamentos de 8 centros comunitários geridos pela SocioHabitaFunchal, promovendo o acesso à prática de desporto, dança e teatro. Esperamos que este investimento seja o ponto de partida para que o apoio pessoal, social e financeiro a estas áreas cresça, sendo cada vez mais valorizado por participantes, vizinhos e instituições.
O projeto impactou positivamente os e as participantes, demonstrando a disponibilidade da empresa municipal SocioHabitaFunchal para acolher e promover projetos criados por jovens voluntários. Incentivámos ainda a participação ativa da população na construção de novos modelos de intervenção social e comunitária.
Promovemos o voluntariado entre jovens residentes do município, estudantes universitários e utentes dos centros comunitários, com o objetivo de os transformar em agentes ativos de mudança nas suas comunidades.
Impactar, avaliar e readaptar a nossa intervenção foi o mote condutor de todo o projeto.
A SocioHabitaFunchal parabeniza todas as voluntárias pela sua preseverança e vontade de criar, e agradece toda a sua entrega à nossa comunidade. Desejamos os maiores sucessos profissionais e pessoais! Obrigada!