No âmbito das suas competências, a empresa municipal de habitação através das várias áreas de intervenção de política social, tem incentivado a prática do voluntariado entre organizações de cariz social.
Inserir a sua equipa técnica, em conjunto com os moradores dos empreendimentos de habitação social e utentes dos centros comunitários, na participação e na colaboração das causas solidárias, não só é um exercício de cidadania, como também, uma prática integradora do indivíduo na sociedade.
Estar disponível para os outros, numa causa que se identifique para defender um bem comum, provoca nas sociedades transformações com vista às melhorias das condições de vida nas comunidades.
Através dos projetos sociais que a empresa desenvolve nos espaços municipais afetos a cada conjunto habitacional, onde esta própria organização em parceria com outras instituições é também exemplo de voluntariado, fomenta laços de entreajuda entre vizinhos, familiares, amigos, obrigando à reflexão dos mesmos reconhecerem que a solidariedade não é só mais um programa, mas sim, uma dádiva que nos ajuda a evoluir como pessoas e cidadãos no mundo.
E, é neste contexto, que é fundamental promover medidas para que o voluntariado prossiga. Para isso, envolve inquilinos e utentes em campanhas de sensibilização que decorrem na Região Autónoma da Madeira ao longo do ano, que passa pela participação de Feiras de Voluntariado, Exposições Artísticas, Causas Ambientais e Ajuda Alimentar.
Testemunhos:
Joana Sousa -17 anos
“Neste momento encontro-me desempregada e como gosto muito de ajudar os outros decidi fazer voluntariado no Centro Comunitário de São Gonçalo.
Neste Centro, aprendi o quanto é importante ajudar os que mais precisam. Estive integrada no “Projeto Férias Grandes”, que decorreu no período de Férias Escolares. Ajudei as crianças, principalmente as mais pequeninas, a desenvolver algumas atividades. Como gosto imenso de dançar, fiquei responsável por criar um grupo de dança, ensaiar algumas coreografias, colaborar nos lanches e nas saídas.
Esta experiência foi muito enriquecedora, criei laços e mais importante do que isso fiz algumas crianças felizes.
Para mim o voluntariado é muito importante pois estamos a ajudar os outros, contribuímos para a sua felicidade e sentimo-nos muito úteis, contribuímos para um mundo melhor e para que hajam mais sorrisos e mais alegria”.
Projetos no âmbito social e de responsabilidade civil:
Projeto “Família a Família” - Como Ajudar?
“Família a Família” tem por objetivo encontrar uma empresa, instituição ou família que ajude, de forma voluntária, outra família em situação de carência socioeconómica, ou ainda utentes dos Centros Comunitários, inquilinos da Câmara Municipal do Funchal e candidatos à habitação social do Município do Funchal, através da doação de bens alimentares e da ajuda com despesas de habitação, transporte, saúde e educação, entre outras.