A Loja Social denominada “Botão Solidário”, da responsabilidade e coordenação da Sociohabitafunchal E.M., abriu no ano de 2013, na freguesia de Santo António, mais especificamente no Caminho do Cemitério 8, onde está inserido o Conjunto Habitacional da Quinta Falcão, Bloco CR/C.
Esta iniciativa surge numa primeira fase como uma resposta social às famílias mais vulneráveis residentes nos empreendimentos de habitação social do Município, aos candidatos inscritos na Empresa Municipal que se encontram à espera de uma habitação social e às famílias encaminhadas pelas entidades do Município
O grande objetivo desta medida de âmbito social tem como maior prioridade proporcionar uma melhoria das condições de vida e conforto aos inquilinos dos bairros camarários que se encontram em dificuldades socioeconómicas, através da cedência e atribuição de bens de 1ª necessidade, nomeadamente, vestuário, calçado, acessórios, equipamento doméstico, pequenos eletrodomésticos, livros, brinquedos, entre outros.
Por outro lado, o programa permite potenciar o envolvimento da sociedade civil e empresarial na doação de bens, fomentando o espírito de partilha e solidariedade, bem como, proceder à recuperação e reutilização dos artigos doados ou recolhidos junto de diversas Instituições dando lugar à criatividade na reutilização dos materiais disponíveis.
Em novembro de 2016, a Câmara Municipal do Funchal, abriu a 2ª Loja no centro do Funchal, ação que surge da necessidade em dar resposta à grande procura por este serviço.
Assim sendo, o âmbito de intervenção passa a estar vocacionado para outras valências onde engloba as famílias provenientes por parte das Juntas de Freguesia do Concelho.
Situada na freguesia de São Pedro, na Rua das Pretas n.º 55, a Loja Social passou a ter um Atelier de Costura, ou seja, um espaço aberto a toda a comunidade que faculta este tipo de serviços não só aos beneficiários do programa, como à comunidade em geral, a preços mais baixos do que os praticados no mercado.
O Botão Solidário tem ainda uma seção destinada ao aluguer de roupas de festa e de cerimónia, nomeadamente casamentos, batizados, 1ªs comunhões, finalistas, carnaval e outro espaço, situado no Viveiros, destinado à organização dos fatos das marchas populares e do carnaval.
Refira-se ainda, que nesta Loja as famílias são atendidas de forma personalizada, individual e acompanhada, onde todos os utentes podem escolher e experimentar os artigos de vestuário e calçado a seu gosto, fazendo desta uma marca de referência, equiparando-a a uma loja comercial.
Projetos a decorrer:
CURSO DE COSTURA E APERFEIÇOAMENTO destinado aos utentes e colaboradores da Loja Social - uma iniciativa que tem como principal objetivo trabalhar e aperfeiçoar as técnicas de costura para melhorar a confeção dos fatos das marchas populares, bem como, potenciar ferramentas novas de aprendizagem.
Decorre no espaço da Loja Social em Santo António, na Quinta Falcão, Bloco CR/C e conta com a participação de 10 formandos, num curso que divide-se nos seguintes módulos:
- Modelagem e corte (construção de moldes
- Confeção dos protótipos para os fatos das marchas de 2020
- Aplicação de fechos e de tules
- Acabamentos finais
Uma formação que utiliza uma metodologia expositiva intercalando com uma metodologia ativa ou seja prática, (são efetuados exercícios teóricos e práticos).
Horário de Funcionamento | segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Dias de Atendimento | segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30
Armazéns | Conjunto Habitacional da Quinta Falcão Bloco C R/C Caminho do Cemitério nº 8, e Conjunto Habitacional dos Viveiros II
N.º de Agregados Beneficiários | 460
Recursos Humanos | 2 Técnicas Superiores na Área Social e 3 Costureiras
Telefones | Rua das Pretas - 291 627461 / Quinta Falcão - 93 6775254
E-mail | botao.solidario@cm-funchal.pt
Coordenadora | Ana Paula Lino