A Oficina Solidária é um projeto social desenvolvido pela Sociohabitafunchal, E.M. criado em março de 2013, no Bairro de Santo Amaro, em São Martinho, com o objetivo de recuperar e reutilizar mobiliário usado ou em mau estado de conservação, para serem depois cedidos a famílias carenciadas residentes nos bairros do Município, tendo em vista colmatar algumas necessidades e melhorar o conforto das suas habitações.
Os bens recebidos por este serviço são doados por particulares ou outras entidades, para posteriormente a equipa técnica proceder à execução dos trabalhos.
Ao abrigo do regulamento e dos critérios para o efeito, e após uma análise socioeconómica comprovada pelos técnicos do Departamento de Gestão Social, a entrega destes artigos é feita de forma personalizada pela equipa técnica, com montagem e decoração do espaço.
Refira-se que neste âmbito quer a recolha quer a entrega dos bens, é da responsabilidade dos colaboradores afetos ao Serviço através da Sociohabita.
Sendo um projeto pioneiro na Região Autónoma da Madeira, os primeiros colaboradores a integrar a Oficina foram dois estofadores e um merceeiro, desempregados, vindos do Instituto de Emprego.
Mais tarde, tendo em conta a grande procura por este serviço, houve necessidade de redefinir os objetivos iniciais, tornando-os mais abrangentes de forma a servir a população no concelho, razão pela qual em novembro de 2015, a Oficina Solidária passa a ter a sua sede no antigo Matadouro do Funchal, um espaço amplo, com capacidade de armazenamento e dotado de melhores condições para a execução dos vários trabalhos.
Com mais competências e valências, este serviço da Empresa Municipal, através da Câmara Municipal do Funchal, passa a exercer a sua atividade em articulação com as Juntas de Freguesia e outros Organismos de cariz social, num trabalho que se processa por meio de sinalização de famílias/indivíduos, encaminhadas palas Entidades acima mencionadas.
Com a expansão do projeto, e no sentido de dar continuidade ao mesmo, a angariação de fundos para aquisição de novos materiais necessários a assegurar a recuperação da mobília em stock, leva à venda dos produtos. Para o efeito a Oficina Solidária realizou um leilão em novembro de 2015, cujo evento foi um sucesso.
A partir deste, e dada a grande qualidade dos seus produtos, começam a participar em exposições, feira do livro, feiras de empreendedorismo social, não só na região como a nível nacional, bem como, nas feiras temáticas do Mercado dos Lavradores.
Atualmente, a Oficina é já uma referência de marca na cidade do Funchal, e abriu recentemente num novo espaço, situado na Avenida Calouste Gulbenkian, na Cave do Edifício 2000, na freguesia da Sé, com o serviço de estofamento e marcenaria à comunidade local, num futuro que se espera promissor.
Horário de Funcionamento | segunda a sexta-feira das 8h00 às 16h00
Localização | Avenida Calouste Gulbenkian, Cave do Edifício 2000
Recursos Humanos | 1 Arquiteta, 1 Estofador e 1 Marceneiro
Telefones | 291 633322
E-mail | oficina.solidaria@funchal.pt
Coordenadora | Arq.ª Carolina Brederode