Projetos
- "Ligações": promove atividades em concordância com os 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, através de uma intervenção sociológica e com recurso a conceitos e conhecimentos interdisciplinares, baseados na permacultura e na expressão artística. Procura consciencializar a população residente e utente dos nossos serviços para a prática de hábitos de consumo e produção equilibrados, com ferramentas pedagógicas da educação não-formal, valorizando a inclusão, equidade, sustentabilidade e qualidade da aprendizagem. Fomenta o interesse pela economia circular, valorização do território e a prática de cultivo nas hortas e pomares como uma forma de subsistência comunitária. Desenvolvido nos vários centros comunitários da SocioHabitaFunchal.
- "Hortas Sociais": disponibilização de espaços para criação de hortas sociais, com o intuito de promover a alimentação saudável e a produção de produtos hortícolas para consumo próprio.
- “Circuito Pedagógico de Educação Não-Formal para a Sustentabilidade": promove um espaço de educação para a sustentabilidade, no Pomar Comunitário existente no C.H. do Palheiro Ferreiro. Pretendemos a implementação de práticas sustentáveis de agricultura biológica, ações de sensibilização e infomação de práticas agrícolas, criação de percursos e guias de segurança e estruturas associadas à compostagem, casa abrigo e circuito pedagógico. Atualmente o pomar está a ser reestruturado.
- “Cantinho das Aromáticas”: sensibilização para a importância das plantas aromáticas nas hortas biológicas e na alimentação. São dinamizadas diversas atividades no jardim comunitário de ervas aromáticas, como a criação de sementeiras biológicas, tendo por finalidade a sua distribuição na comunidade, a partilha comunitária de sementes, mudas de plantas e fertilização dos solos. Prevemos a criação de um viveiro de plantas e a elaboração de um livro pedagógico, "Plantas com História". A decorrer no C.H. do Pico dos Barcelos.
- "Hortas Comunitárias de Subsistência Alimentar": hortas para usufruto comunitário, no C.H. de Santo Amaro.
- "ECO@rte": tem como objetivo, valorizar e fomentar a partilha de conhecimentos, valorização pessoal e ambiental, bem como disponibilizar ferramentas educacionais, formativas e sociais, face a um novo contexto social em que se vive. Procede-se à reutilização e reciclagem de diferentes materiais, dando-lhes “outra vida” - desenvolvido no Centro Comunitário do Pico dos Barcelos.
- “Quando o lixo vira luxo": pretende envolver os utentes na recuperação, reutilização e reciclagem de peças de vestuário, artigos para a casa e peças de decoração, para usufruto próprio ou posterior venda em feiras sociais. Fomenta a criatividade e desenvolve competências e promove a sustentabilidade e economia circular. Desenvolvido no centro Comunitário do Pico dos Barcelos.
- "Eco Ponto": sensibilizar a comunidade para uma utilização responsável dos ecopontos, através de campanhas de sensibilização para a correta utilização dos mesmos. Realizamos atividades lúdicas com tampas de plástico e respetiva recolha para causas sociais - apoio à APD (Associação Portuguesa de Deficientes). A decorrer no Atelier das Artes da Quinta Falcão.
- "Mais Ambiente": sensibilização para a importância e preservação do meio ambiente e proteção dos oceanos. Promovemos ações de consciencialização para a importância da reciclagem, reutilização e redução de resíduos e recursos, bem como da importância da matéria orgânica. Com uma abordagem tradicional e cultural, procura redescobrir métodos antigos de cultivo e valorizar os produtos biológicos e locais. A decorrer no Centro Comunitário de São Gonçalo.