- "Quebrar Correntes": consciencializar a população para temáticas associadas à igualdade de género, sexualidade, orientação sexual, violência de género, interculturalidade, racismo, xenofobia e direitos humanos no geral.
- “Biblioteca Humana Quebrar Correntes”: evento âncora do Projeto Quebrar Correntes, com foco na luta contra a discriminação, o preconceito e a violência associada ao género. Foram um total de 26 histórias de vida, partilhadas em 4 edições que reuniram cerca de 420 pessoas.
- Social Youth Club (SYC) - Empodera-te, Redescobre-te, Liberta-te: pretende-se criar um espaço seguro para crianças e jovens, onde possam passar o seu tempo após a escola. São desenvolvidas atividades para incentivar a uma maior participação cívica, incutindo valores de cidadania e sustentabilidade. São incentivados à organização de eventos lúdico-culturais e à participação em sessões no âmbito da saúde mental e comportamentos de risco. Desenvolvido no Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro.
- "Sementes de Cidadania": teve na sua origem o acompanhamento e educação sociofamiliar efetuada na freguesia de São Gonçalo. Pretende-se promover a cidadania ativa e sensibilizar para a importância de os cidadãos se assumirem como agentes ativos e participativos na construção da sua mudança. Através da reflexão, visou eliminar práticas limitadoras e agressivas, fomentando comportamentos conscientes, responsáveis e saudáveis. Desenvolvido no Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro e no Conjunto Habitacional do Canto do Muro, em parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira.
- “Gestos que Podem Salvar Vidas” - neste projeto são dinamizadas sessões teóricas e práticas de sensibilização e de prevenção sobre a temática “Segurança Sénior”, tendo por objetivo a promoção da segurança do idoso em casa e na rua, bem como a prevenção de diferentes situações de perigo. Decorre no Espaço Sénior das Cruzes, com a colaboração de agentes da PSP e do Corpo de Bombeiros Voluntários do Funchal.
- "R/TRES – Gestos para uma Vida Mais Sustentável" - “Nada muda se você não mudar”: através da educação não formal, pretende-se consciencializar para uma vida mais sustentável, com responsabilidade social, bem como para a finitude dos recursos do nosso planeta. A decorrer no Centro Comunitário do Galeão
- Voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira: são dinamizadas uma série de campanhas periódicas, onde os utentes são voluntários nesta organização de cariz social. Promovido e desenvolvido pelo Centro Comunitário do Pico dos Barcelos,
- "Avós de Coração": projeto intergeracional, com o intuito de promover encontros entre idosos e crianças em datas festivas para partilha de saberes e costumes. Desenvolvido em parceria entre o Centro Comunitário de São Gonçalo e a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré - Escolar de São Gonçalo
- "Gestos d´Afetos": pretende influenciar para a prática do voluntarismo, através da confeção por parte de utentes, de kits de vestuário para oferecer a instituições particulares ou públicas, de cariz social. Dinamizado pelos Centros Comunitários de São Gonçalo e da Quinta Josefina em colaboração com a Escola Primária da Nazaré.
- "Chá das 5 às 4": envolver as associações e IPSS´s, com o intuito de divulgar as suas boas práticas e todo o trabalho desenvolvido, através de conversas informais, dinamizadas pelas entidades convidadas e utentes, enquanto partilham o lanche da tarde. Pretende-se unir esforços, numa rede de sinergias, que permite uma gestão mais eficaz dos recursos das instituições e dos serviços prestados à população, incluindo-as e ouvindo os seus pontos de vista e propostas de melhoria. Dinamizado no Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro
- "Valorizar.com": promover boas práticas de cidadania, que contribuam para uma tomada de consciência e consequentemente, a adoção de atitudes e comportamentos assertivos com o objetivo de prevenir situações e/ou comportamentos de risco que influenciem a qualidade de vida dos utentes. São dinamizadas ações de educação em literacia financeira e competências pessoais, sociais e familiares que favoreçam um maior empoderamento pessoal. Implementação de técnicas alternativas para crescimento pessoal e sessões de relaxamento, meditação e terapias do riso. Dinamizado no Centro Comunitário do Pico dos Barcelos.