Possibilitamos o acesso a formações internacionais para profissionais e utentes, a projetos de mobilidade juvenil e sénior e criação de projetos de voluntariado jovem aos nossos utentes, que muitas vezes não têm acesso igual à educação, seja por motivos de cariz social ou financeiro, permitindo-lhes aumentar as suas capacidades, o seu gosto pela educação, melhoria nas capacidades linguísticas, no trabalho de equipa, empreendedorismo, competências digitais e artísticas, entre tantas outras.
Projetos:
- "3D - Do plano à Criação, 3 dimensões de inspiração", projeto de solidariedade, desenvolvido por 5 jovens voluntárias, coordenadas e orientadas pela SocioHabitaFunchal, para promover o acesso ao desporto, à cultura e às artes através da dinamização de atividades desportivas, oficinas de teatro, aulas de dança, workshops de artes plásticas, visitas culturais e idas recorrentes ao teatro, financiado pelo Programa Corpo Europeu de Solidariedade – Projeto de Solidariedade – ESC30 SOL.
- Projeto StoryGen: projeto internacional de educação não formal na área do património cultural, narrativa digital e aprendizagem intergeracional, promovido localmente pela Associação My Madeira Island em parceria com a SocioHabitaFunchal. Parceiros internacionais: Biblioteka w Zorach (Polónia); Eduvita (Itália); Biblioteca de Arucas (Gran Canária).
- Heritage Stewardship: projeto internacional que vai em linha com a UNESCO sobre a relação entre juventude e património e visa oferecer soluções para o futuro em relação à preservação da natureza e da cultura. Promove a herança cultural e natural de cada país: desde história, geografia, culinária, literatura, arte, arquitetura até mentalidades, crenças, características e tradições. Promovido localmente pela Associação Artística e Cultural Arte M em parceria com a SociohabitaFunchal e a Escola da Apel. Parceiros internacionais:Ekonomsko-turistička škola e DrONe (Karlovac, Croácia); Celei e Casa Desvio (Granada, Espanha); House of Education; Innovation - HEI (Romania).
- “BonJour: Melhorar a literacia críticamediática dos idosos através da educação digital e do jornalismo”: projeto internacional de literacia mediática e de pensamento crítico para adultos. Promovido localmente pela Associação My Madeira Island em parceria com a SocioHabitaFunchal. Parceiros internacionais: Eduvita (Itália); Fundacja Pro Scientia (Poland); Nazilli Nazhayat (Turkey); IFAE (Poland); EBI (Austria).
- “ReColour. Anti-Voque”: projeto internacional de moda ética e sustentável, com o intuito de fornecer aos jovens e aos trabalhadores juvenis uma visão geral, conhecimento e métodos práticos sobre moda sustentável através de práticas não formais e aprendizagem informal. Pretende-se criar um ambiente seguro para expressão e criatividade, aplicando ferramentas para que possam enfrentar bullying baseado na aparência. Promovido localmente pela Associação Artística e Cultural Arte M em parceria com a SociohabitaFunchal e a Escola BS PE C Professor Dr. Francisco de Freitas Branco. Parceiros internacionais: IMKA Latvija (Letónia); Eine Welt e.V. Leipzig (Alemanha).
- “Service Learning – Empowering Youth Through Cultural Impact”: projeto internacional que utiliza a aprendizagem em serviço como uma ferramenta pedagógica que integra atividades práticas, academicamente relevantes e que atendem às necessidades humanas e comunitárias. Os alunos conectam conhecimento e teoria à prática, combinando serviço comunitário com reflexão em um ambiente de aprendizagem. Promovido localmente pela Associação Artística e Cultural Arte M em parceria com a SociohabitaFunchal. Parceiros internacionais: Polónia; Espanha; Action for the Civil Society (Grécia);
- FOOD TRAILS, colaboramos com a Divisão de Educação da CMF, na implementação do Projeto FOOD TRAILS, financiado pelo programa da União Europeia “Horizon 2020”. Este projeto, com 11 cidades parceiras, visa criar uma rede de cidades que se constituem como locais-chave para reinventar e contribuir, conjuntamente com a comunidade e as entidades parceiras, para a transformação do sistema alimentar, criando os alicerces para a construção de uma estratégia alimentar local.